O estilo de jogo de Rafael Nadal

O estilo de jogo de Rafael Nadal

Considerado por muitos especialistas como um dos melhores jogadores de tênis da história, o espanhol Rafael Nadal surpreendeu a todos em 2004 ao derrotar, ainda aos 17 anos de idade, o então número 1 do mundo Roger Federer no Masters 1000 de Miami, em quadra dura.

A partir desse feito, caminhou para um total de 11 títulos ao longo de 2005, incluindo o primeiro Grand Slam, em Roland Garros. Na época, os especialistas ficaram impressionados com sua capacidade de correr atrás de qualquer bola e esperar, assim, o erro do adversário. Um talento estava começando a brilhar.

Estilo de jogo

Nadal é conhecido pela sua grande força física, o que lhe rendeu o apelido "Touro Miúra", força essa que podemos ver em seus agressivos golpes de esquerda, além de seus famosos dropshots (deixadas) possibilitados pelos fortes topspin que enviam seus adversários ao fundo da quadra.

Um ponto crítico e citado sempre foi seu saque. O próprio Nadal reconhece que precisa melhorar suas habilidades no quesito, e até mesmo seu rival-dentro-de-quadra Federer chegou a apontar que o tempo excessivo levado por Rafa para sacar é sempre motivo de advertência do juiz.

No entanto, a paciência e a atitude de luta do espanhol são características que têm minado a confiança dos seus rivais aos poucos, sacando bem ou não. Sua flexibilidade e capacidade de montar táticas perfeitas para superar adversários de estilos distintos é um de seus pontos fortes e que o fazem um atleta de destaque.